ARTIGOS
por: Fabio Nasa 10/09/2018

O Dragão e a Espada – Dinheiro e o MAPA MENTAL Religioso

Bem pegando carona sobre o assunto ventilado nas Redes Sociais (Face book) sobre a cobrança ou não cobrança de valores e os altos preços (ditos como alto) dos Eventos resolvi me manifestar e opinar sobre com algum conhecimento de causa sobre, já que sou organizador de dois Seminários no Grande ABC de grande significância, o Entremédiuns ABC Paulista e o Vida Plena, tendo ainda no meu curriculum eventos musicais não segmentados ao público espírita e eventos culturais em parcerias público privadas. Digo isto para dizer que tenho conhecimento em produção de eventos culturais, sociais e religiosos.

A crítica generaliza e classifica a cobrança elitista e indevida, então vamos a alguns fatos:

Primeiro lugar sugiro que leiam o Livro Os Dragões para início de conversa de @Wanderley Oliveira para entendermos a profundidade do assunto sobre o transporte da árvore Genealógica Judaico Cristã e compreendermos a profundidade do assunto ventilado aqui. Parafraseando Robson Pinheiro os Espíritas atuais na sua maioria (lê se) maioria e não totalidade, então temos exceção a regra, é um Católico melhorado, e eu explico o texto e contexto:

Se estudarmos personalidades múltiplas e os conteúdos psíquicos herdados de gerações anteriores vamos entender que muitos espíritos encarnados hoje no cenário espírita militaram ou eram da egrégora católica. Daí a necessidade de estudar o Mapa mental Católico versus o Mapa mental Protestante.

A igreja Católica durante séculos construiu um discurso e incutiu um mapeamento mental de culpa ao uso do dinheiro, justamente para exercer controle sobre o indivíduo e induzido a despir-se do fator dinheiro. Frases como Fora da Caridade não há Salvação, é mais fácil um camelo passar por um buraco de agulha do que um Rico entrar no reino do Céu. O subtexto diz o seguinte sendo bem simplista; de seu dinheiro e você encontrará um lugar no céu.

Já a análise de outro segmento que surge Pós Martinho Lutero prega a política da prosperidade e acaba por derivar nos movimentos Neo Pentecostais atuais, estou sendo bem reducionista na análise...que prega a política da prosperidade e a conexão com os bens matérias. Daí temos uma cópia comportamental do Catolicismo dentro do cenário Espírita. Paro por aqui está reflexão e convido a todos a leitura do Livro Os Dragões e agora convido a uma reflexão mais técnica sobre o cobrar ou não o evento ou os eventos.

Alguém aqui que critica a cobrança de eventos já produziu algum evento ou já precificou um Seminário? Sabe quanto custa o deslocamento de um palestrante de sua casa até o local da palestra, estadia, alimentação, acolhe-lo com o mínimo de qualidade? Quais os valores de locação, mídia, segurança, logística, fatores de riscos na produção de um evento entre outras variáveis.

Para se ter uma ideia um Entremédiuns leva 3 meses de pré-produção e mais 3 meses de produção, tempo e planejamento e começa com um custo de aproximadamente 20 mil reais (valores do ano retrasado) estimamos que no ano que vem este evento custara (Le se custo) 30 mil para se produzido. Começamos o evento com 30 mil reais negativos e precisamos vender pelo menos 60% dos ingressos para empatar o evento.

Admiro Wanderley Oliveira, Robson Pinheiro, Bruna Salis, Juliano Pozati, Agnaldo Paviani que levaram os eventos espiritas para outro patamar.

Lembro me que para minha transição de carreira investi quase 30 mil reais em cursos e estudos e seminários para minha formação terapêutica, assistindo e participando de treinamentos que beiram dois, três, cinco mil reais com os melhores treinadores em PNL, Hipnose, Coach...

Se você não investe não tem retorno é uma lei da vida, lei de ação e reação.

Nada nesta vida é de graça

A vida é próspera

Aprendi isso com um Pai Velho sentado no toco em um Centro Umbandista...ele me dizia Deus é Próspero. Quanto de Culpa com dinheiro está em seu Mapa Mental? Como está sua vida financeira?

Será que ao invés de você ficar de mimi com relação aos valores, não seria melhor levantar a bunda da cadeira a desenvolver se para ter recurso para investir no melhor para si. E se não está ao seu alcance tudo bem, nem tudo é para todos... a vida é assim.

Os críticos de plantão podem dizer, você é elite ou elitista e digo que não, nasci pelado sem dente e careca e cheguei onde cheguei trabalhando, nada caiu do céu na minha vida e olha que faço minha cota de caridade semanalmente, mas estou em paz com dinheiro e gosto dele muito bem obrigado...e nos vemos lá no Céu ou no Inferno (sendo sarcástico agora) para você que abriu mão da sua vida material para viver de luz...eu ainda amo sushi e açaí e preciso de dinheiro para comprar ele....

 

Fábio Nasa

Em pré produção do Entremédiuns ABC Paulista 2019

“Dinheiro não é ruim a aplicabilidade dele que vai dará qualidade a obra”

VOLTAR
COMENTÁRIOS

Contatos

(11) 9 9811-1163
contato@fabionasa.com.br

Compartilhe

Cadastre-se


Cadastre seu e-mail e receba as novidades e atualizações.